Quais são os efeitos da radiação no corpo humano

Doenças crônicas causadas por alterações no DNA das células se manifestam ao longo de gerações de descendentes de indivíduos expostos à radiação.

É de conhecimento mundial que a exposição à radiação gerada pela fissão nuclear pode trazer sérios danos à saúde. Talvez só quem já tenha sido vítima deste acidente saiba sobre os graves efeitos da radiação no corpo humano. Um assunto de tal importância precisa ser mais difundido, portanto, acompanhe a seguir os efeitos de tal radiação.

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação (divisão) das células

O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol. Portanto, um contato com partículas radioativas pode deixar a pele do indivíduo totalmente danificada, uma vez que as células não resistem ao calor emitido pela reação.

A ionização e fragmentação celular implicam em problemas de mutação genética durante a gestação de fetos, que nascem prematuramente ou, quando dentro do período de nove meses, nascem com graves problemas de má formação.

Quimicamente falando, seria assim: as partículas radioativas têm alta energia cinética, ou seja, se movimentam rapidamente. Quando tais partículas atingem as células dentro do corpo, elas provocam a ionização celular. Células transformadas em íons podem remover elétrons, portanto, a ionização enfraquece as ligações. E o resultado? Células modificadas e, consequentemente, mutações genéticas.

Efeitos da radiação

Efeitos da radiação

Quais são os efeitos imediatos da exposição à radioatividade?

Exposição a níveis moderados de radiação – acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) – podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Depois da primeira série de sintomas, pode haver breve período sem qualquer problema aparente, mas algumas semanas depois, os sintomas podem voltar ainda mais fortes.

Com níveis mais altos de radiação, todos esses sintomas podem ser imediatamente aparentes, assim como lesões – possivelmente fatais – aos órgãos internos.

Normalmente, a exposição a uma dose de quatro grays mataria cerca de metade dos adultos saudáveis.

Em comparação, o tratamento com radiação contra câncer geralmente utiliza várias doses entre um e sete grays de cada vez, mas as doses são altamente controladas e normalmente dirigidas a uma área específica do corpo.

 

As crianças são mais vulneráveis a problemas causados pela radioatividade?

Potencialmente sim, porque como elas estão crescendo mais rapidamente, mais células estão se dividindo, e as chances de mais coisas darem errado se torna maior.

Após o acidente nuclear em Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, a Organização Mundial de Saúde notou um aumento significativo na incidência de câncer de tireoide em crianças das redondezas.

Isso aconteceu porque materiais radioativos liberados no acidente continham altos níveis de iodo radioativo, uma substância que se acumula na tireoide.

 

Radiação Ionizante

10 Alimentos mais radioativos do Planeta

 O prêmio de “Alimento mais Radioativo do Mundo” vai para a Castanha do Pará.

Radiação nos alimentos comuns da dieta Humana

1 – Castanha-do-Pará  2 – Feijão de Lima Conhecido como Fava  3 – Banana  4 – Cenoura  5 – Batata Inglesa  6 – Sal Light  7 –  Carne Vermelha  8 – Cerveja  9 – Água Potável  10 – Amendoim 

 

Veja os 10 ALIMENTOS QUE O PROTEGEM NATURALMENTE DA RADIAÇÃO 

Social Media - Compartilhe Dicas, Informação, Viagens e Saúde
Attachments

Postagems importante

thumbnail
hover

Instituto Não Aceito Corrupção lança campanha...

A entidade publicou uma petição na internet na qual lista 12 prioridades O Instituto Não Aceito Corrupção lançou no sábado (9) uma ca...

thumbnail
hover

A corrupção na sociedade brasileira ja...

Se a corrupção é endêmica em nosso país, a causa não está no caráter, mas no afrouxamento de todas as instituições na observância...

thumbnail
hover

A provocação estadunidense da seu primeiro...

ESTADOS UNIDOS invade espaço aéreo da Coreia do Norte “A Arrogância e provocação dos Norte Americanos, poe em risco a segurança ...