Robô é usado para afastar moradores de rua em São Francisco (EUA)

Equipamento foi alugado pela Sociedade para a Prevenção de Crueldade Animal (SPCA) para proteger suas calçadas e estacionamento

O abrigo de animais em São Francisco, nos Estados Unidos, utilizava um robô para afugentar moradores de rua que acampam nos arredores da instituição. Depois de uma série de polêmicas e do robô ser atacado pelos habitantes do local, ele acabou sendo recolhido.

A Sociedade para a Prevenção de Crueldade Animal (SPCA) alugou o robô K9 da empresa de segurança Knightscope para vigiar as calçadas e o estacionamento do quarteirão que ocupa.

Segundo o ‘San Francisco Business Times’, o equipamento se move a pouco menos de 5 km/h, pesa 180 quilos e pode emitir alertas quando invasores ou pessoas já pré-selecionadas estiverem próximas.

A presidente da SPCA Jennifer Scarlett explicou que os moradores de rua causam transtornos ao abrigo. “Não estávamos conseguindo usar as calçadas, com agulhas e tendas e bicicletas lá, então, do ponto de vista de caminhar, acho o robô muito mais fácil de se andar através do que um acampamento”, disse.

Em resposta à ação, os moradores de rua cobriram o robô com uma lona, tombaram o dispositivo e colocaram molho barbecue em seus sensores, disse a presidente.

Para piorar o histórico do robô, antes de ser destruído, ele tentou afugentar Fran Taylor, uma moradora do bairro que caminhava com o seu cão pelos arredores do abrigo. Taylor é ativista do Walk San Francisco, um grupo em defesa dos pedestres da cidade. O coletivo busca, inclusive, implementar uma legislação que limite o número de robôs em calçadas para pedestres.

A cidade de São Francisco emite permissões para empresas usarem robôs para serviços de entrega. Após denúncia da ativista, foi detectado que o abrigo não tinha essa licença e pode receber multas de até 1.000 dólares por dia (mais de R$ 3.300)

.

 

Social Media - Compartilhe Dicas, Informação, Viagens e Saúde
Attachments

Postagems importante

thumbnail
hover

Robô para fazer sexo é lançado...

O novo modelo do robô RealDoll, destinado para práticas sexuais, estava presente na CES 2018, maior feira de tecnologia do mundo Parece qu...

thumbnail
hover

Viagens de pets para a Europa...

Divisão de Vigilância de Zoonoses de SP anuncia suspensão do exame de sorologia para raiva, exigido pelos países da UE A Divisão de Vig...

thumbnail
hover

Anticoncepcional aumenta risco de câncer de...

Pílula, adesivos, anéis vaginais, implantes, injeções e DIU estão na mira do estudo Um estudo publicado na revista científica The New...