Robô é usado para afastar moradores de rua em São Francisco (EUA)

Equipamento foi alugado pela Sociedade para a Prevenção de Crueldade Animal (SPCA) para proteger suas calçadas e estacionamento

O abrigo de animais em São Francisco, nos Estados Unidos, utilizava um robô para afugentar moradores de rua que acampam nos arredores da instituição. Depois de uma série de polêmicas e do robô ser atacado pelos habitantes do local, ele acabou sendo recolhido.

A Sociedade para a Prevenção de Crueldade Animal (SPCA) alugou o robô K9 da empresa de segurança Knightscope para vigiar as calçadas e o estacionamento do quarteirão que ocupa.

Segundo o ‘San Francisco Business Times’, o equipamento se move a pouco menos de 5 km/h, pesa 180 quilos e pode emitir alertas quando invasores ou pessoas já pré-selecionadas estiverem próximas.

A presidente da SPCA Jennifer Scarlett explicou que os moradores de rua causam transtornos ao abrigo. “Não estávamos conseguindo usar as calçadas, com agulhas e tendas e bicicletas lá, então, do ponto de vista de caminhar, acho o robô muito mais fácil de se andar através do que um acampamento”, disse.

Em resposta à ação, os moradores de rua cobriram o robô com uma lona, tombaram o dispositivo e colocaram molho barbecue em seus sensores, disse a presidente.

Para piorar o histórico do robô, antes de ser destruído, ele tentou afugentar Fran Taylor, uma moradora do bairro que caminhava com o seu cão pelos arredores do abrigo. Taylor é ativista do Walk San Francisco, um grupo em defesa dos pedestres da cidade. O coletivo busca, inclusive, implementar uma legislação que limite o número de robôs em calçadas para pedestres.

A cidade de São Francisco emite permissões para empresas usarem robôs para serviços de entrega. Após denúncia da ativista, foi detectado que o abrigo não tinha essa licença e pode receber multas de até 1.000 dólares por dia (mais de R$ 3.300)

.

 

Social Media - Compartilhe Dicas, Informação, Viagens e Saúde
Attachments

Postagems importante

thumbnail
hover

Assim foi visto o eclipse lunar...

É assim que o eclipse lunar total foi visto em diferentes cantos do mundo Durante a noite de sexta-feira, 27 de julho, um dos fenômenos m...

thumbnail
hover

Brasil tem recorde de assassinatos em...

Brasil tem recorde de assassinatos no campo em 2017, mas só dois casos são esclarecidos 57 ativistas que lutavam por terra ou defesa do me...

thumbnail
hover

A Gestação de uma gata

Gatos e cães são, sem dúvida, os animais de estimação mais próximos do homem, especialmente felinos que vivem com ele desde tempos i...